Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Informações e/ou consulta ao extrato de microgeração e minigeração

Saiba como receber compensação na conta de energia através de instalação de central geradora

É possível solicitar o acesso para uso de fontes de energia alternativa (fontes renováveis de energia ou cogeração qualificada), por meio de instalação de uma central geradora de energia elétrica conectada ao sistema de distribuição de baixa tensão da Light.

O cliente que aderir a este serviço terá o valor equivalente à energia alternativa injetada na rede de distribuição compensado na conta de energia elétrica, e ainda poderá cadastrar outras unidades consumidoras para receber a compensação do crédito.

Existem 2 tipos de Central Geradora, são elas:
 
  • Microgeração: Central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW, e que utilize cogeração qualificada ou fontes renováveis de energia elétrica
  • Minigeração: Central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW e que utilize cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, ou fontes renováveis de energia elétrica, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Atenção: A potência instalada da microgeração ou minigeração fica limitada à potência disponibilizada para a unidade consumidora onde a central geradora será conectada. Caso deseje instalar central geradora com potência superior ao limite estabelecido, deve-se solicitar, previamente, o aumento da potência disponibilizada, pois esta deve ser compatível com o valor desejado de geração. Para isto solicite o serviço de aumento de potência.

Confira abaixo a instrução para pedido do serviço:

Informações Gerais

  • Legislação - Consulte a Resolução Normativa nº 482/12 ( atualizada pela REN 687/15) em: www.aneel.gov.br
  • Normas técnicas para elaboração do projeto - esclarecemos que o  processo deve estar adequado ao Recon e Norma específica, que podem ser consultados em:
    •  Clientes atendidos em baixa tensão (BT)
    •   Clientes atendidos em média/alta tensão (MT)
  • Faturamento, tributação e retorno de investimentos (compensação através de instalação de central geradora) – Necessário procurar os órgãos competentes que regulamentam essas atividades – Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro - Sefaz, ou a Receita Federal; ou buscar auxílio de empresa ou profissional especializados. A Light não realiza esse tipo de consultoria.
  • Nota Fiscal Eletrônica - Central de Energia Alternativa - Os clientes contribuintes de ICMS, na condição de micro ou minigerador, devem emitir a NF Eletrônica - NF-e (DANFE e o Arquivo XML), modelo 55, correspondente a energia gerada no ciclo. A  NF Eletrônica deve ser enviada para o e-mail nfe@light.com.br.
     
Consultar extrato
 

Caso já seja gerador de energia alternativa, ou seja, a sua unidade consumidora seja uma central geradora, a Light disponibiliza a consulta ao extrato de créditos.

Para solicitar, envie um e-mail para agencia.virtual@light.com.br informando os dados abaixo:

  Assunto do e-mail: Extrato de Central Geradora
  Nome completo do titular da conta de energia
  CPF/CNPJ
  Endereço completo com CEP
  Código do cliente
  Código da instalação
 
Importante: O extrato está disponível apenas para a central geradora. A unidade consumidora que recebe os créditos pode consulta-los na própria conta de energia.