Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

O Caminho da Energia Elétrica

A todo instante acionamos a rede de energia elétrica, seja para armazenar alimentos na geladeira, preparar uma torrada, usar o chuveiro elétrico ou o ar-condicionado, assistir à novela ou ao jogo de futebol na televisão – ou simplesmente ao acender a luz. São ações tão corriqueiras que não paramos para pensar: de onde vem a energia elétrica?

O caminho que a energia percorre desde as usinas – onde é gerada – passando pelas torres transmissoras até as nossas casas é complexo. Após a geração e a transmissão, ela passa pelas subestações de energia, de onde é distribuída para os consumidores. Esse percurso pode ser feito por cabos aéreos ou subterrâneos – e muita gente trabalha para garantir a qualidade e a segurança deste processo, que já são marcas registradas da Light.

Para tudo isso dar certo – e podermos usufruir do conforto proporcionado pelo acesso à rede de energia elétrica – é preciso contar a colaboração de todos. Primeiro, no combate ao desperdício. Por não poder ser armazenada, a energia é consumida ao mesmo tempo em que é produzida. Por isso, quanto mais aparelhos estiverem ligados, mais energia precisará ser produzida.

E precisamos contar, também, com a ética e a cidadania de todos. Furtar energia elétrica é crime e, infelizmente, uma prática que ainda existe. Quando isso acontece, o consumo de energia elétrica da região torna-se maior que o esperado pela companhia distribuidora – o que prejudica o planejamento do serviço, a distribuição da energia e a vida de todos os consumidores que pagam corretamente a sua conta de luz. Para se ter uma ideia, se não houvesse o conhecido “gato”, a conta de energia da Light poderia ser reduzida em até 17%.

Veja o divertido "Como a Energia chega à sua casa" e entenda melhor o caminho da energia elétrica: