Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Leitura

Com o Simulador de Leitura da Light, você aprende a ler o seu medidor e calcular o seu consumo de energia elétrica.

Simulador de Leitura


Tipos de medidores

São utilizados três tipos de medidores nas instalações dos Clientes residenciais:


Ponteiros

Ciclométrico

Eletrônico

Medidor de Ponteiros

 


É o modelo de medidor que tem mais regras para fazer a leitura:

Cada relógio tem quatro mostradores que, juntos, representam os números do consumo. A leitura é feita da direita para a esquerda. O primeiro mostrador indica a unidade; o segundo indica a dezena; o terceiro, a centena; e o quarto, o milhar.

Pode ser utilizado em qualquer tipo de ligação (monofásica/bifásica/trifásica). É o modelo mais antigo adotado pela empresa – alguns estão instalados há mais de 20 anos.

 

Medidor Ciclométrico

Seu mostrador parece com o hodômetro de um painel de carro e é um modelo de medidor fácil para o cliente fazer a leitura, pois apresenta diretamente em seu mostrador os cinco números do consumo registrados.

Pode ser instalado em qualquer tipo de ligação, sendo mais comum na trifásica


Como calcular o consumo em kWh:

Exemplo:

Leitura Atual = 14786
Leitura Anterior = 14534

Para calcular consumo:
(14786 – 14534) x 1 (constante do medidor) = 252 kW

Medidor Eletrônico

O medidor eletrônico permite conferir o consumo a qualquer momento através de um display digital instalado na casa do cliente. Com ele, o monitoramento da rede elétrica é realizado em tempo real, possibilitando que a Light identifique rapidamente qualquer caso de interrupção, falha de abastecimento ou picos de luz. Assim, a concessionária pode solucionar eventuais problemas no menor tempo possível. Além disso, o medidor eletrônico é muito mais seguro contra o furto de energia, tem o selo de garantia do Inmetro e a aprovação da ANEEL.

​​​