Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Programa de Incentivo à Redução de Consumo de Energia Elétrica

 

Estamos atravessando um período de grande escassez de chuvas no Brasil e os reservatórios de nossas hidrelétricas, principal fonte de geração de energia, estão abaixo dos níveis seguros. Neste momento, precisamos nos unir e, juntos, revermos hábitos de consumo de energia.
 
Para estimular essa mudança, o Governo Federal lançou o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, que dará bônus para quem diminuir os gastos com energia.
 
Vai funcionar assim: se entre setembro e dezembro de 2021 você reduzir seu consumo de 10% a 20%, na comparação com o mesmo período de 2020, receberá um bônus de R$ 0,50 por cada quilowatt-hora economizado.
 
Por exemplo: se sua economia acumulada nos quatro meses for de 100 kWh,  seu desconto será de R$ 50,00, creditado na conta subsequente a de apuração do mês de dezembro de 2021.

 

Alguns pontos de atenção:

  1. O programa é válido para clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e serviço público. Mesmo os clientes com Tarifa Social, que já recebem desconto na conta, podem participar.
  2. Clientes que geram a própria energia e os que recebem créditos de energia gerada não participam do programa.
  3. Mesmo que você economize mais do que 20%, o bônus será calculado em relação a 20% de economia.
  4. Se você se tornou cliente Light a partir de setembro de 2020, infelizmente você não terá direito ao bônus, pois não seria possível comparar seu consumo com os quatro meses (setembro a dezembro) do ano passado.

 

Estamos todos juntos nessa. O esforço de um ajuda a todos!

Para saber mais informações sobre o Programa de Incentivo à Redução de Consumo de Energia Elétrica, dê uma olhada nas "Perguntas e respostas" abaixo ou acesse o site da Aneel.