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Ligação Nova

 Solicitação da primeira ligação para uma unidade consumidora, com instalação do equipamento de medição, em caso de construção nova ou sendo o primeiro morador no imóvel.

Caso já tenha existido uma ligação da Light no imóvel, deve ser solicitado o serviço de Troca de Titularidade.

REQUISITOS PARA ATENDIMENTO 

A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão, obedecendo as seguintes situações:

  • Possuir carga instalada igual ou inferior a 24 kVA (63A), com entrada individual e atendida através do sistema de distribuição aéreo; ou
  • Estar em propriedade com no máximo 4 (quatro) unidades monofásicas ou polifásicas, sem restrição de atividade e atendida através do sistema de distribuição aéreo, sendo o limite de carga individual de até 24 kVA (63A).

Caso a situação de sua unidade consumidora não se encaixe nos requisitos acima, será necessário um estudo de adequação da rede antes da ligação, com possíveis custos para o solicitante. Clique aqui e veja como solicitar a Avaliação das Condições Técnicas através de Estudo e obter a documentação necessária.

O pedido da ligação nova deve ser solicitado somente após a preparação do local pelo cliente (construção do padrão de ligação), que deverá estar de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT).

Tratando-se de áreas tombadas pelo Patrimônio Público e/ou áreas de unidade de conservação da natureza, é necessária a apresentação de documento de autorização para estabelecimento no local (licença) emitido pelo órgão público competente.

Clique aqui e fique por dentro dos critérios para o desconto especial na tarifa de fornecimento relativa à carga destinada à irrigação vinculada à atividade de agropecuária e na carga de aquicultura.

Clique aqui e saiba todas as informações sobre os critérios para obter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.


PREPARAÇÃO DO LOCAL 

Para o cálculo da carga instalada e da demanda da unidade consumidora, bem como a escolha do tipo de padrão de entrada mais adequado às suas necessidades, utilize o Simulador de Padrão de Ligação. (Atenção: o resultado do Simulador de Padrão de Ligação pode ficar comprometido caso sejam inseridos dados que não correspondam à realidade do seu imóvel).

Recomenda-se a contratação de eletricistas ou instaladores qualificados para que o dimensionamento técnico dos materiais e equipamentos elétricos esteja de acordo com as normas técnicas e de segurança vigentes e em conformidade com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT)pois a ligação somente será executada após vistoria e aprovação do local.pois a ligação somente será executada após vistoria e aprovação do local.

No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA (63A) e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por um dos seguintes profissionais:

Vale ressaltar que a Light não faz nenhum tipo de credenciamento de eletricistas ou instaladores.


VISTORIA DO LOCAL 

A Light efetuará vistoria no local para verificar se o mesmo está preparado de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT) e as informações comunicadas pelo cliente.

Se o padrão de ligação estiver de acordo com as especificações técnicas e de segurança vigentes, a nova ligação será viabilizada, sem a cobrança de taxas.
Se houver alguma irregularidade no padrão de ligação e/ou impossibilidade de acesso às instalações para a execução do serviço, a vistoria será reprovada e a equipe deixará um documento na unidade consumidora com as pendências a serem sanadas pelo cliente.

Após sanadas as pendências, o cliente deve procurar nossos órgãos de atendimento.


Na realização de nova(s) vistoria(s) no local, esta(s) será(ão) cobrada(s) na fatura de energia elétrica, de acordo com os valores estabelecidos em Resolução da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, no item "Vistoria de unidade consumidora" conforme Tabela de Valores dos Serviços Cobráveis.

PRAZOS 

Vistoria do local para a ligação:

  • até 3 (três) dias úteis a partir da solicitação do cliente (área urbana);
  • até 5 (cinco) dias úteis a partir da solicitação do cliente (área rural.


Ligação:

  • até 3 (três) dias úteis a partir da solicitação do cliente (área urbana);
  • até 5 (cinco) dias úteis a partir da solicitação do cliente (área rural).

COMO SOLICITAR 

O atendimento desta solicitação está condicionado à apresentação da documentação necessária através dos seguintes Canais de Atendimento:
Documentação Necessária para Pessoa Física
Documentação Necessária para Pessoa Jurídica

Agências Comerciais

O atendimento pode ser feito em qualquer uma de nossas Agências Comerciais mediante a apresentação da documentação necessária, além da Relação de Equipamentos Elétricos (Adobe PDF 281 KB) da unidade consumidora (devidamente preenchida).

Nota: No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ, pelo CFT/BR ou CAU/BR e o arquivo quitado da ART, do TRT ou RRT deve ser apresentado.
 
 
Agência Virtual
 
Preencher o formulário de solicitação do serviço, anexando a documentação no próprio formulário (arquivo digitalizado).
Nota: No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA (63A) e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ, pelo CFT/BR ou CAU/BR e o arquivo quitado da ART, do TRT ou  RRT deve ser digitalizado e anexado ao formulário.

Atenção: Não atendemos, através da Agência Virtual, solicitações que necessitem de Estudo da Rede Elétrica - Kit Técnico.