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Alteração de Carga

Solicitação de aumento ou redução da carga instalada da unidade consumidora.

Deve ser solicitado quando a carga disponibilizada na unidade consumidora tornar-se insuficiente (aumento de carga) ou desnecessária (diminuição de carga) para atendimento às necessidades do cliente.


REQUISITOS PARA ATENDIMENTO

O atendimento à solicitação está condicionado à quitação de débitos existentes no local de consumo.
 
A conta de energia deve estar em nome do responsável pela unidade consumidora. Caso não esteja, deve ser solicitado o serviço Troca de Titularidade.


A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão (no máximo 30 metros de distância), obedecendo as seguintes situações:

  • Possuir carga instalada igual ou inferior a 24 kVA (63A), com entrada individual e atendida através do sistema de distribuição aéreo; ou
  • Estar em propriedade com no máximo 4 (quatro) unidades monofásicas ou polifásicas, sem restrição de atividade e atendida através do sistema de distribuição aéreo, sendo o limite de carga individual de até 24 kVA (63A).

O pedido de alteração de carga deve ser solicitado somente após a preparação do local pelo cliente (construção do padrão de ligação), de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT).

Caso a unidade consumidora não se encaixe nas condições acima, será necessário um estudo de adequação da rede, com possíveis custos para o solicitante. Clique aqui e veja como solicitar a Avaliação das Condições Técnicas, cuja a página deverá ser alterada conforme as especificações contidas nesse documento) através de Estudo e obter a documentação necessária.

 
CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO

O atendimento à solicitação está condicionado à quitação de débitos existentes no local de consumo.


PREPARAÇÃO DO LOCAL

Para o cálculo da carga instalada, da demanda da unidade consumidora, e escolha do tipo de padrão de entrada mais adequado, utilize o Simulador de Padrão de Ligação até 24 kVA. (Atenção: o resultado do Simulador de Padrão de Ligação pode ficar comprometido caso sejam inseridos dados que não correspondam à realidade do seu imóvel.)

Recomenda-se a contratação de eletricistas ou instaladores qualificados para que o dimensionamento técnico dos materiais e equipamentos elétricos esteja de acordo com as normas técnicas e de segurança vigentes e em conformidade com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT), pois a alteração de carga somente será executada após vistoria e aprovação do local.

No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por um dos seguintes profissionais:

Vale ressaltar que a Light não faz nenhum tipo de credenciamento de eletricistas ou instaladores.

VISTORIA DO LOCAL

A Light fará vistoria no local para verificar se o mesmo está preparado de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT) e se as informações do cliente conferem.Se o padrão de ligação estiver de acordo com as especificações técnicas e de segurança vigentes, a alteração de carga será viabilizada. Não haverá cobrança de taxas.

Se houver alguma irregularidade no padrão de ligação e/ou impossibilidade de acesso às instalações para a execução do serviço, a vistoria será reprovada e a equipe deixará um documento na unidade consumidora com as pendências a serem sanadas pelo cliente.

Na realização de nova(s) vistoria(s) no local, esta(s) será(ão) cobrada(s) na fatura de energia elétrica, de acordo com os valores estabelecidos em Resolução da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, no item Vistoria de unidade consumidora conforme Tabela de Valores dos Serviços Cobráveis.


PRAZOS

Vistoria do local para a alteração de carga:

  • Área urbana: até 3 (três) dias úteis a partir da solicitação do cliente;
  • Área rural: até 5 (cinco) dias úteis a partir da solicitação do cliente.

Alteração de carga:

  • Área urbana: até 2 (dois) dias úteis a partir da aprovação da vistoria;
  • Área rural: até 5 (cinco) dias úteis a partir da aprovação da vistoria.


COMO SOLICITAR

Agências Comerciais


Nota: No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ, pelo CAU/BR ou pelo CFT/BR e o arquivo quitado da ART, RRT ou TRT deve ser apresentado.


Agência Virtual

No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ, pelo CAU/BR ou pelo CFT/BR e o arquivo quitado da ART, RRT ou TRT deve ser digitalizado e anexado ao formulário.
Atenção: Não atendemos solicitações que necessitem de Estudo da Rede Elétrica - Kit Técnico

 

Disque-Light Comercial (0800 282 0120)

Exceto para instalações residenciais que possuam carga instalada superior 24 kVA, bem como para todas as instalações não residenciais, a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ, pelo CAU/BR ou pelo CFT/BR mediante a apresentação numerada da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) e  o atendimento deve ser realizado aqui pela Agência Virtual ou em qualquer uma de nossas Agências Comerciais.

 

Agências Comerciais


O atendimento pode ser feito em qualquer uma de nossas Agências Comerciais.
Exceto para instalações residenciais que possuam carga instalada superior 24 kVA, bem como para todas as instalações não residenciais, a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ, pelo CAU/BR ou pelo CFT/BR mediante a apresentação numerada da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou TRT (Termo de Responsabilidade Técnica).