Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Tipos de Tarifas

As tarifas de energia elétrica são dividas em monômias – de baixa tensão – e binômias, que incluem as tarifas horárias Verde e Azul. A tarifa monômia é a tarifa de fornecimento de energia elétrica composta por preços aplicáveis unicamente ao consumo de energia elétrica ativa. Já a tarifa binômia é a estrutura tarifária composta por preços aplicáveis ao consumo de energia elétrica ativa e a demanda faturável.

  • Tarifas Horárias – As tarifas horárias são caracterizadas pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano e se dividem em dois tipos: a Verde e a Azul.

    • Tarifa Verde – Opcional para fornecimento de tensão inferior a 69 kV, é composta por dois valores diferenciados para o consumo de energia (R$/ MWh) que variam de acordo com o horário do dia (ponta ou fora de ponta),  além de valor fixo para qualquer nível de demanda de potência contratada. O modelo atende à clientes que controlam o consumo no horário de ponta.

    • Tarifa Azul – É uma tarifa composta, obrigatória para fornecimento de energia em tensão igual ou maior que 69 kV e opcional para tensão abaixo desse limite. Baseia-se no nível de consumo de energia e no nível da demanda de potência e oferece tarifas diferenciadas. Para a demanda de potência, há uma tarifa para o horário de ponta e outra para horário fora de ponta. Para consumo de energia, estabelece tarifas distintas para horário de ponta e horário fora de ponta.