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Solicitar acesso de microgeração e minigeração

A solicitação de acesso deverá ser enviada através do Fale Conosco de Grandes Clientes junto aos documentos listados no respectivo formulário de solicitação de acesso, conforme potência instalada de geração:

Etapas do processo de solicitação de energia alternativa

Fluxograma.JPG

  • Elaboração do projeto pelo cliente

Recomenda-se a contratação de eletricistas ou instaladores qualificados para que os materiais e os equipamentos elétricos utilizados estejam de acordo com as Normas Técnicas e de Segurança vigentes

  • Entrega da documentação
Para solicitar o serviço é necessário entregar a documentação conforme o tipo de cliente e da central geradora:
Documentação de identificação:

Pessoa Física:
- Documento de identificação oficial com foto
- Comprovante de inscrição do CPF (caso não conste no documento de identificação com foto) Comprovante de inscrição do CPF (caso não conste no documento de identificação com foto)

Pessoa Jurídica:
- Comprovante do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ)
- Documento relativo à constituição da pessoa jurídica e sua última alteração, se houver.
- Carteira de identificação oficial com foto dos representantes legais da pessoa jurídica e comprovante de inscrição do CPF (caso não conste no documento de identificação com foto) Carteira de identificação oficial com foto dos representantes legais da pessoa jurídica e comprovante de inscrição do CPF (caso não conste no documento de identificação com foto)

Documentação específica por tipo de cliente:

Cliente autoconsumo: cliente cuja unidade consumidora produz energia e os créditos são utilizados em unidades consumidoras de mesma titularidade, podendo ou não ser a mesma da geração.
Cliente geração compartilhada: cliente cuja unidade consumidora produz energia e redistribui os créditos entre unidades participantes de consórcio ou cooperativa, ou seja, podendo ser de titularidades distintas.
Cooperativa:
- Cópia simples do estatuto social e cópia simples da ATA de eleição do(s) representante(s) Cópia simples do estatuto social e cópia simples da ATA de eleição do(s) representante(s)
- Ata onde consta o percentual de divisão para cada unidade consumidora assinada pelo respectivo responsável. Ata onde consta o percentual de divisão para cada unidade consumidora assinada pelo respectivo responsável.
Consórcio:
- Cópia simples do contrato de consórcio.
- Ata onde consta o percentual de divisão para cada unidade consumidora assinada pelo respectivo responsável. Ata onde consta o percentual de divisão para cada unidade consumidora assinada pelo respectivo responsável.
Cliente empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínios): cliente cuja unidade consumidora produz a energia e redistribui os créditos em percentuais para as demais unidades consumidoras, sendo estas de titularidade distintas, mas que estão vinculadas a unidade consumidora geradora (apartamentos e áreas comuns). Neste caso, o crédito será equivalente à energia injetada.
Condomínio:
- Cópia simples do documento de constituição (estatuto social ou registro de instituição de condomínio). Cópia simples do documento de constituição (estatuto social ou registro de instituição de condomínio).
- Ata onde consta o percentual de divisão para cada unidade consumidora assinada por cada proprietário. Ata onde consta o percentual de divisão para cada unidade consumidora assinada por cada proprietário.  
  • Análise e parecer de acesso

O Projeto será analisado pela Light, que enviará o parecer de acesso ou uma correspondência informando pendências, caso existam. A Light avaliará a conformidade do projeto com as normas técnicas e de segurança vigentes.

 

Prazos

Microgeração
- Até 15 (quinze) dias após a solicitação de acesso para microgeração sem obra.
- Até 30 (trinta) dias após a solicitação de acesso para central geradora de microgeração quando houver necessidade de execução de obras de reforço ou de ampliação no sistema de distribuição. Até 30 (trinta) dias após a solicitação de acesso para central geradora de microgeração quando houver necessidade de execução de obras de reforço ou de ampliação no sistema de distribuição.


Minigeração
- Até 30 (trinta) dias após a solicitação de acesso para minigeração sem obra.
- Até 60 (sessenta) dias após a solicitação de acesso para central geradora de minigeração quando houver necessidade de execução de obras de reforço ou de ampliação no sistema de distribuição.

  • Construção do Projeto pelo Cliente
Após o parecer favorável da Light, o projeto deverá ser executado pelo cliente. Em seguida, deve-se comunicar à Light sobre a conclusão do projeto através do seu analista comercial ou executivo de contas e entrega-lo o contrato assinado e a carta de solicitação de vistoria.
  • Vistoria pela Light
Prazos

Realização da vistoria/comissionamento: depois da execução do projeto, o cliente deve informar à Light sua comclusão e solicitar a vistoria. A Light terá até 7 (sete) dias para realizar a vistoria a partir da data de solicitação da mesma.
Entrega do relatório de vistoria/comissionamento: até 5 (cinco) dias após a realização da vistoria.
Aprovação do ponto de conexão, sendo o mesmo liberado para utilização: até 7 (sete) dias após a adequação das pendências apontadas no relatório de vistoria/comissionamento, incluindo uma nova vistoria a ser realizada pela Light para comprovação de que as adequações foram efetivamente realizadas.
Solicitação da vistoria: a vistoria deverá ser solicitada pelo cliente em até 120 (cento e vinte) dias a contar da emissão do parecer de acesso.
  • Adequação do Sistema de Medição

A Light executa a substituição da medição no local e emite carta de liberação ao cliente.