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Alteração de Carga

A possibilidade de alterar a carga elétrica instalada é estratégica para garantir o consumo eficiente de energia elétrica. O serviço deve ser solicitado sempre que a carga disponível se tornar insuficiente (o que requer o aumento de carga) ou desnecessária (quando é indicada a redução da carga).

A solicitação de alteração de carga elétrica segue as mesmas orientações do pedido de uma ligação nova, incluindo as responsabilidades do cliente para a alteração e atendimento aos padrões técnicos adotados pela Light, conforme a resolução nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para agilizar o atendimento às solicitações de Ligação Nova de Grandes Clientes Empresariais, Poderes e Serviços Públicos, envie toda documentação para grandesclientes@light.com.br. 

A entrega também pode ser feita em nossa agência comercial, de forma excepcional, mediante agendamento feito pelo telefone 2216-2316. Nossa agência fica na Av. Marechal Floriano, 168 - Bloco 1, 1º Andar, Corredor B - Centro, RJ.

 

 

Confira abaixo a documentação necessária para solicitar uma alteração de carga em Média Tensão: 

 

Obs: Não é exigida a autenticação em cartório das cópias de documentos ou reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade.


Documentação Comercial 

 

 

 

Pessoa Jurídica

  • Cópia do cartão do CNPJ;
  • Cópia da Inscrição Estadual ou Municipal se houver;
  • Cópias da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos Representantes Legais;
  • Certidão de Ônus Reais;
  • Contrato de Comodato;
  • Contrato de Locação ou Escritura do Imóvel;
  • Cópia do documento de Constituição da Pessoa Jurídica;  
  • Formulário de Elaboração de Contrato CUSD e CCER - Clientes Públicos; > Clique para download
  • Formulário de Elaboração de Contrato CUSD e CCER - Clientes Privados; > Clique para download
  • Carta de solicitação do serviço;
  • Procuração em papel timbrado (somente quando representado por terceiros).  
 

Pessoa Física

  • Cópias da Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Ônus Reais;
  • Contrato de Comodato;
  • Contrato de Locação ou Escritura do Imóvel;
  • Formulário de Elaboração de Contrato CUSD e CCER. > Clique para download
 

 

Documentação Técnica

 
Subestação Simplificada (até 300 kVA em apenas 6,3 ou 13,8 kV )
 
  • Formulário CTS - Preenchido e assinado pelo responsável técnico; > Clique para download
  • Quadro descritivo de cargas;
  • Planta de Situação/Localização cotada;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica – ART ou Termo Responsabilidade Técnica - TRT, de projeto e excução, devidamente assinado;
  • Diagrama Unifilar geral;
  • Carta de não paralelismo entre a geração de emergência e a rede da Light, caso necessário; > Clique para download
  • Estudo de carga potencialmente perturbadora, caso necessário. Mais informações em nossa página de Regulamentação; > Clique aqui para acessar
  • Folha de cadastro, para casos de cliente dentro do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e/ou processo de migração. > Clique para download
 
 
Subestação Blindada (qualquer potencia e nos níveis de tensão de 6,3 - 13,8 - 25/34,5 kV)
 
  • Formulário CTC - Preenchido e assinado pelo responsável técnico; > Clique para download
  • Quadro descritivo de cargas;
  • Planta de Situação/Localização cotada;
  • Planta Baixa da Subestação cotada e com cortes
  • Anotação de Responsabilidade Técnica – ART ou Termo Responsabilidade Técnica - TRT, de projeto e execução, devidamente assinado;
  • Diagrama unifilar da subestação contemplando todos os equipamentos da subestação;
  • Caderno da Subestação Blindada (adquirido com o fabricante da blindada)
  • Declaração de conformidade da subestação blindada; > Clique para download
  • Descritivo operacional do sistema de transferência automática entre alimentadores - DTAC (adquirido com o fabricante da blindagem), caso necessário;
  • Carta de não paralelismo entre a geração de emergência e a rede da Light, caso necessário. > Clique para download
  • Estudo de carga potencialmente perturbadora, caso necessário. Mais informações consulte nossa página de Regulamentação; > Clique aqui para acessar
  • Folha de cadastro, para casos de cliente dentro do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e/ou processo de migração. > Clique para download
 
 
Observação: Para os casos de processos de Modernização de Subestação e Alteração de Carga com Retrofit, que não contemplem a implementação de nova subestação do tipo blindada, a documentação técnica a ser apresentada será definida pela Engenharia da Light, de forma pontual, podendo ser necessária a realização de vistoria prévia. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com o canal de Grandes Clientes enviando em email para grandesclientes@light.com.br.telefone 2216-2316.