Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Meio ambiente e Clima

As ações da empresa vão além do cumprimento da legislação que regula o setor elétrico no país e incluem ações de reflorestamento, preservação da biodiversidade, garantia da qualidade da água e redução de emissão de gases de efeito estufa.

A Light tornou-se uma empresa comprometida com a sustentabilidade e com a utilização racional e adequada dos recursos naturais. Essa posição se reflete na gestão ambiental e nos compromissos assumidos com o meio ambiente e o clima, os quais norteiam as ações da companhia.


Desde 2001 a Light possui uma Política Ambiental formalizada e um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na norma internacional ISO 14001, que permite à Light estar sempre em conformidade com os requisitos ambientais estabelecidos pelos órgãos reguladores e demais partes interessadas, mitigando a possibilidade de penalidades, embargos, acidentes, ações judiciais e danos à imagem da companhia. As usinas hidrelétricas da Light, além da norma ISO 14001, também estão certificadas nas normas de segurança e saúde ocupacional da OHSAS 18001 e na ISO 9001 de qualidade, compondo um Sistema de Gestão Integrado (SGI).


Em 2014, foram certificadas, na ISO 14001, 18 novas unidades, entre subestações e linhas. Com esse resultado, atingimos o marco de 95% das unidades de distribuição certificadas. No âmbito do Sistema de Gestão Integrado (SGI), todas as instalações do Parque Gerador obtiveram renovação dos certificados nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 por mais três anos, agora com vencimento em 2017, quando haverá uma nova certificação.

Em 2014, o maior desafio esteve relacionado à obtenção das licenças ambientais para o perfeito andamento do plano de obras da empresa. O número de projetos para garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica durante a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), cresceu significativamente. Muitas subestações e linhas tiveram suas obras iniciadas em 2014, o que exigiu dedicação integral da equipe de licenciamento ambiental da companhia.


Outro desafio que merece destaque é a gestão ambiental dos reservatórios durante o período hidrológico crítico, que causou forte estiagem na bacia do Rio Paraíba do Sul em 2014. Para gerenciar esse cenário foi necessário contar com suporte do Programa de P&D, pois os reservatórios da Light são fundamentais para o sistema de abastecimento das cidades do Vale do Paraíba e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Compromisso com o meio ambiente

 

A Light é uma empresa que reconhece a importância de se utilizar racional e adequadamente os recursos naturais e de estar preparada para a transição para uma economia de baixo carbono. Esta visão se reflete na sua Gestão Ambiental e nos Compromissos com o Meio Ambiente e o Clima, que estão divididos em seis temas: energia, tecnologia, biodiversidade, emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), resíduos sólidos e qualidade da água.

1- Energia:
Priorizar a geração e a distribuição de energia obtida de fontes renováveis e limpas.

2- Tecnologia:
Ser pioneira no desenvolvimento e difusão de tecnologias que promovam benefícios para o clima e meio ambiente e reduzam o desperdício de energia elétrica.

3- Biodiversidade:
Conservar a biodiversidade de nossos reservatórios e do seu entorno.

4- Emissões de GEEs:
Reduzir as emissões diretas e indiretas de GEEs (gases de efeito estufa).

5- Resíduos Sólidos:
Realizar e promover o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos.

6- Água:
Adotar e difundir práticas de preservação da qualidade da água e redução do seu desperdício.

Tópicos Relacionados

Teste de web part.