Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Compromisso com o Meio Ambiente

As ações da empresa vão além do cumprimento da legislação que regula o setor elétrico no país e incluem ações de reflorestamento, preservação da biodiversidade, garantia da qualidade da água e redução de emissão de gases de efeito estufa.

A Light tornou-se uma empresa comprometida com a sustentabilidade e com a utilização racional e adequada dos recursos naturais. Essa posição se reflete na gestão ambiental e nos compromissos assumidos com o meio ambiente e o clima, os quais norteiam as ações da companhia.

Desde 2001, a Light possui o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que avalia e monitora os aspectos e impactos das atividades do seu parque operacional.  Neste contexto, foi elaborada a Política Ambiental da empresa que confere à Light o compromisso de estar em conformidade com os requisitos ambientais estabelecidos pelos órgãos reguladores e demais partes interessadas, mitigando a possibilidade de penalidades, embargos, acidentes, ações judiciais e danos à imagem da companhia. As usinas hidrelétricas da Light, além da norma ISO 14001, também estão certificadas nas normas de segurança e saúde ocupacional da OHSAS 18001 e na ISO 9001 de qualidade, compondo um Sistema de Gestão Integrado (SGI).

Para manter a excelência ambiental e atender à demanda de energia elétrica de sua área de concessão, a Light busca parcerias com universidades em projetos voltados para a preservação dos recursos naturais.
Em 2012, com o objetivo de contribuir para a agenda referente às mudanças climáticas e preservação do meio ambiente, a diretoria da Light aprovou os “Compromissos da Light para o meio ambiente e o clima”, que estão divididos em seis temas:

  • Energia: priorizar a geração e a distribuição de energia obtida de fontes renováveis e limpas, além de garantir a distribuição de energia com excelência
  • Tecnologia: ser pioneira no desenvolvimento e difusão de tecnologias que promovam benefícios para o clima e meio ambiente e reduzam o desperdício de energia elétrica
  • Biodiversidade: conservar a biodiversidade dos reservatórios da companhia e do seu entorno
  • Emissões de GEEs: reduzir as emissões diretas de GEEs (gases de efeito estufa)
  • Resíduos sólidos: realizar e promover o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos
  • Água: adotar e difundir práticas de preservação da qualidade da água e redução do seu desperdício