Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Compromisso com o Meio Ambiente

As ações da empresa vão além do cumprimento da legislação que regula o setor elétrico no país e incluem ações de reflorestamento, preservação da biodiversidade, garantia da qualidade da água e redução de emissão de gases de efeito estufa.

A Light tornou-se uma empresa comprometida com a sustentabilidade e com a utilização racional e adequada dos recursos naturais. Essa posição se reflete na gestão ambiental e nos compromissos assumidos com o meio ambiente e o clima, os quais norteiam as ações da Companhia.

Desde 2001, a Light possui uma política ambiental formalizada e um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na norma internacional ISO 14001, que permite à Light estar sempre em conformidade com os requisitos ambientais estabelecidos pelos órgãos reguladores e demais partes interessadas, mitigando a possibilidade de penalidades, embargos, acidentes, ações judiciais e danos à imagem da Companhia. As usinas hidrelétricas da Light, além da norma ISO 14001, também estão certificadas nas normas de segurança e saúde ocupacional da OHSAS 18001 e na ISO 9001 de qualidade, compondo um Sistema de Gestão Integrado (SGI).

Também parte do Grupo Light a Hidrelétrica de Paracambi, que teve sua construção direcionada por ações de preservação do meio ambiente. Ao todo, 13 programas ambientais foram implantados ao longo da construção do empreendimento. Após sua inauguração, alguns deles tiveram continuidade, como os programas de reflorestamento,  de monitoramento da qualidade da água do reservatório e efluentes e de monitoramento de macrófitas.


Os empreendimentos novos e antigos do Grupo Light possuem licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes das áreas onde estão instalados.


Para manter a excelência ambiental e atender à demanda de energia elétrica de sua área de concessão, a Light busca parcerias com universidades e organizações não governamentais em projetos voltados para a preservação dos recursos naturais.


Em 2012, com o objetivo de contribuir para a agenda referente às mudanças climáticas e preservação do meio ambiente, a Diretoria da Light aprovou os “Compromissos da Light para o meio ambiente e o clima”, que estão divididos em seis temas:

  • Energia: priorizar a geração e a distribuição de energia obtida de fontes renováveis e limpas, além de garantir a distribuição de energia com excelência
  • Tecnologia: ser pioneira no desenvolvimento e difusão de tecnologias que promovam benefícios para o clima e meio ambiente e reduzam o desperdício de energia elétrica
  • Biodiversidade: conservar a biodiversidade dos reservatórios da companhia e do seu entorno
  • Emissões de GEEs: reduzir as emissões diretas de GEEs (gases de efeito estufa)
  • Resíduos Sólidos: realizar e promover o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos
  • Água: adotar e difundir práticas de preservação da qualidade da água e redução do seu desperdício