Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

 

!Consulte aqui o valor do seu desconto na conta de luz 

 

Light-Recicla.jpg

O Light Recicla é um projeto sustentável de geração de renda que troca resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica.  Ele foi criado em 2011 por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

O projeto contempla os pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), ajuda a sociedade a tratar seus resíduos e evita que toneladas de lixo sejam descartadas diretamente no meio ambiente, possibilitando ainda a redução do valor da conta através dos descontos. Desde o início, já foram coletadas mais de 10 mil toneladas de resíduos recicláveis e quase 60 mil litros de óleo de cozinha usados que seriam descartados sem tratamento adequado.

 

Atualmente, a ação de reciclagem da Light disponibiliza 11 ecopontos na cidade do Rio de Janeiro e um na cidade de Miguel Pereira.

 

Para participar basta ir até um dos nossos ecopontos com a conta de luz e se cadastrar no projeto. A partir daí, receberá o cartão do cliente e passará a entregar diversos materiais recicláveis em troca do bônus, como plástico, metal, vidro, papel e óleo vegetal. Cada item tem um preço por peso que gera o crédito na conta de energia escolhida pelo cliente.

 

O cliente residencial da Light pode receber o bônus na sua própria conta de energia. O bônus também pode ser doado para a conta de luz de alguma instituição social cadastrada.

 

Os clientes comerciais também podem participar trocando seus materiais recicláveis e doando parte do desconto para uma das instituições sociais cadastradas e a outra parte do bônus para sua própria conta.

 

O Light Recicla também está presente em condomínios. Para mais informações sobre a realização de parcerias com o projeto, entre em contato por meio de um dos nossos canais de comunicação.

 

Confira aqui onde estão os ecopontos que participam do projeto.

​A lista das instituições sociais cadastradas também está disponível para consulta aqui.


Saiba mais sobre o Light Recicla:

Iniciado em agosto de 2011, o projeto contempla o tripé da sustentabilidade, que inclui os aspectos social, ambiental e econômico pois incentiva a população a tratar os resíduos, dissemina a cultura de preservação do meio ambiente e ainda gera renda ao permitir que o cliente pague menos pela energia consumida. O Light Recicla também contribui com a redução de gastos públicos com limpeza urbana. Em quatro anos, recebeu sete prêmios:​ 

 

  
Prêmio
Ano
Instituição
Categoria
Parceiros do Meio Ambiente
2011
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
-
Prêmio Socioambiental Chico Mendes
2012
Instituto Chico Mendes
Ações e Cases de Natureza Socioambiental
Prêmio Marketing Contemporâneo
2013
Associação Brasileira de Marketing & Negócio
Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Prêmio ABERJ
2013
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial
Prêmio Ação Ambiental
2014
Federação das Indústrias do Rio (Firjan)
Relação com Público de Interesse
Prêmio ACRJ de Sustentabilidade
2015
Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
-
Engie Brasil de Inovação
2015
GDF/ENGIE (Prêmio Internacional)
Relações Comerciais e com o Cliente

 

 

O projeto Light Recicla também é citado como um dos exemplos de Programas e Ações para as Comunidades no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade do Rio de Janeiro. 

 

Como participar do Light Recicla:

1) Compareça ao ecoponto mais próximo de sua residência, levando a conta de energia, e receba o cartão do cliente;


2) Defina como usar o desconto: doe para uma instituição cadastrada no projeto ou utilize o desconto em sua conta de energia;


3) Quanto mais material reciclável for trocado, maior o bônus na conta. Você pode levar seu material reciclável quantas vezes desejar. A cada pesagem, um novo desconto.

 
 
Materiais recicláveis recebidos nos ecopontos:
 
​ 
 COMU_0033_Lamina_Light_Recicla_02.png