Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

 

comunidade_eficiente.png 

    

 
O projeto Comunidade Eficiente, executado no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL, promove o uso racional e seguro da energia elétrica. Além do combate ao desperdício, um dos objetivos é contribuir para que os clientes possam adequar seu consumo a sua capacidade de pagamento.
 
Além das ações de conscientização, os profissionais da Light que atuam no Projeto disseminam informações importantes sobre a Tarifa Social.  Nesse sentido, são realizadas palestras educativas pelos gestores sociais da Coordenação de Relacionamento com Comunidade para disseminar informações importantes contra o desperdício no uso da energia elétrica. Em 2018 foram realizadas 162 palestras em associações de moradores, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e Escolas, de janeiro a dezembro, com a participação de 9.767 moradores.
 
A Light entende que o caminho também é conscientizar crianças e adolescentes, pois serão os futuros clientes e, por isso, atua com as palestras em escolas localizadas nas comunidades atendidas pelo Projeto. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o consumo consciente da energia elétrica e a Tarifa Social, ampliando o acesso da comunidade a importantes informações.
Outro foco do Projeto são as ações de Eficiência Energética. Em 2018 foram beneficiados 8.409 clientes com a ação de substituição de lâmpadas, 52.625 lâmpadas incandescentes e fluorescentes usadas foram substituídas por LED, 1.663 geladeiras antigas foram substituídas por novas, com Selo Procel, e 362 chuveiros com alto consumo de energia foram substituídos por chuveiros eficientes em residências de clientes que moram em Comunidade. As lâmpadas, geladeiras e chuveiros retirados da casa dos clientes foram descartados de maneira ambientalmente correta.
 
Visando contemplar a comunidade como um todo, a Light por meio da parceria com lideranças locais, realiza o evento “Light na Comunidade”, onde são oferecidas ações gratuitas com o apoio de parceiros para possibilitar, além dos serviços da Light, outros benefícios para as comunidades, como: criação e atualização do número de NIS para inclusão dos clientes baixa renda na tarifa social, atendimento de saúde e odontológico, emissão de documentos, corte de cabelo e maquiagem, entre outros. Nos eventos o tema consumo consciente é abordado de forma lúdica por meio de teatro com a participação do público.