Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

História da Light

Light: há mais de cem anos gerando energia para o Rio de Janeiro

A distribuição de energia elétrica estável e segura na cidade do Rio de Janeiro foi inaugurada em 30 de julho de 1907. Para chegar à então Capital Federal do Brasil, em 1904 o Grupo Light fundou, no Canadá, a empresa The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co.Ltd., que recebeu autorização do governo brasileiro para funcionar na cidade em 30 de maio de 1905.

De lá para cá, o Grupo Light investiu na construção de usinas hidrelétricas, contribuindo diretamente para o processo de industrialização do Brasil. Enquanto isso, a empresa assumia, no Rio de Janeiro, a gestão de diversos serviços públicos, além da geração e distribuição de energia elétrica – como o fornecimento de gás, o transporte público, a telefonia e a iluminação pública. Sua atuação foi essencial para a modernização da cidade, que no início do século XX vivia a efervescência de sua belle époque.

Hoje, o Grupo Light continua investindo na geração de conhecimentos, tecnologias e no capital social da população do Rio, contribuindo permanentemente para o desenvolvimento urbano, econômico e social do Estado.

A história do Grupo Light se confunde com a história do Rio de Janeiro. Circulando pela cidade, é possível identificar ícones emblemáticos desta relação. Destacam- se, na paisagem da cidade, testemunhos históricos da contribuição da empresa para o seu desenvolvimento urbano, como a Estação Terminal Frei Caneca e a Subestação Cascadura – as primeiras subestações do Grupo Light e que ainda estão em funcionamento.

Construído em 1911 e dono de uma arquitetura única no país, o prédio que hoje abriga a sede do Grupo Light e do seu Centro Cultural é um legítimo representante da Renascença Americana, estilo arquitetônico em moda nos Estados Unidos no início do século 20.

Comprometido com a preservação, recuperação e divulgação desta história, o Centro Cultural Light disponibiliza um valioso acervo documental e iconográfico sobre o Grupo Light e o Rio de Janeiro.