Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Light nas Escolas

O Light nas Escolas é um projeto de eficiência energética que aposta na capacitação do professor para torná-lo um multiplicador na conscientização sobre a energia elétrica e o combate aos desperdícios. A Light celebra convênios com as Secretarias de Educação da sua área de concessão e estabelece com elas as escolas onde o projeto será desenvolvido.

O primeiro passo é a realização dos cursos de capacitação. Com o professor capacitado, a escola fica habilitada a receber o material didático, composto por livros segmentados por série escolar; vídeo; jogo educativo; e álbum seriado. O material didático vira um acervo da escola e com isso ela pode realizar o projeto nos anos seguintes, perpetuando assim o projeto.

Entre as ações de destaque, vale mencionar que foram renovadas as parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação, do Rio de Janeiro. Também foram firmados convênios com oito escolas particulares e duas Naves do Conhecimento, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Durante 2014, foram realizados cinco cursos de capacitação, com 12 horas de duração cada um e o material didático foi revisado pela Eletrobrás. Ao todo, foram capacitadas 136 escolas – 59 da Secretaria de Estado e 77 da Secretaria Municipal de Educação – localizadas em São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Tijuca, Rocha Miranda, Deodoro e Zona Sul do Rio de Janeiro. Foram investidos R$ 230 mil na prestação do serviço e R$ 320 mil na produção e distribuição do material didático.


É importante destacar a sinergia com outros projetos da Light, entre eles, o Museu Light da Energia, visitado pelas escolas, bem como a parceria com as secretarias de Educação, que contribuem para algumas ações, por exemplo, o Café da Manhã com Donas de Casa.

O Instituto Light realizou uma pesquisa de satisfação qualitativa no intuito de saber como o projeto tem sido avaliado pelas escolas. Os resultados mostraram que o Light nas Escolas ainda é um projeto com muito potencial e que algumas atitudes positivas já foram incorporadas pelo público-alvo, por exemplo, economizar energia. Por outro lado, o furto é um problema difícil de corrigir em curto prazo.


Apesar de difícil mensuração, está em andamento uma pesquisa quantitativa que vai trazer para a companhia mais informações sobre o projeto.


A casa dos des-ligados

Livro 1

Livro 2

Livro 3

Livro 4

Livro 5

Livro do Professor

O Clique

Álbum Seriado