Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|

Favela Criativa

O Programa Favela Criativa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), patrocinado pela Light. Entre os benefícios gerados, destacam-se: formação, capacitação, geração de renda e troca de experiências e conhecimentos entre diversas áreas, favorecendo a ampliação da cultura local e o desenvolvimento do nível civilizatório.
Ao patrocinar esse programa, a Light contribui para fomentar uma cultura cidadã, em que o comportamento tende a se adequar, diminuindo as ações informais e os delitos, até então tratados como consequência da situação marginal, da insuficiência econômica e do risco social, como o furto de energia, por exemplo.
Em 2014, foram investidos cerca de R$ 11 milhões no programa, via Lei de Incentivo à Cultura (ICMS) e outros mecanismos, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Secretaria de Cultura e ANEEL. Desse total, a Light viabilizou R$ 1,9 milhão com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL.

Entre as atividades realizadas durante o ano de 2014, destacam-se:
- Cursos nas Bibliotecas-Parque Rocinha e Manguinhos sobre teatro, música, edição de textos, fotografia, entre outros
- Desenvolvimento do Portal Favela Criativa, uma plataforma que promove a criação de uma rede de relacionamento para divulgar as ações do projeto
- Feira Favela Criativa, que orientou os produtores culturais e os colocou frente a frente com patrocinadores. Além disso, premiou os 40 melhores projetos, que serão viabilizados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura
- Setenta apresentações do show Quanta Energia, que promove o uso eficiente de energia elétrica
- Curso de formação de 600 jovens produtores culturais em 20 comunidades pacificadas
 
Todas essas ações promoveram resultados que merecem ser citados, entre eles estão depoimentos de participantes que comprovam mudanças concretas em suas vidas após participar dos cursos e das atividades do Favela Criativa; uma pesquisa qualitativa que apontou elevado nível de satisfação do público-alvo em relação às oportunidades geradas pelo projeto e forte reconhecimento da marca Light; e uma pesquisa quantitativa, em andamento e cujo resultado deverá ser endereçado no relatório de 2015.