Portal Light | Grupo Light > Empresas do Grupo >
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|
|



A Light Energia é a empresa do Grupo Light comprometida com a geração, transmissão e comercialização de energia renovável. Com capacidade de 855 megawatts, seu parque gerador é composto por cinco usinas hidrelétricas, nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo: Fontes Nova, Nilo Peçanha e Pereira Passos, que compõem o Complexo de Lajes, localizado no município fluminense de Piraí; Ilha dos Pombos, em Carmo, também no Estado do Rio de Janeiro; e Santa Branca, no município paulista de mesmo nome. Além das usinas da Light Energia, o parque gerador do Grupo Light ainda inclui participações na Hidrelétrica de Paracambi e na Renova (energia eólica), totalizando 942 megawatts.

Principal sistema de geração do Grupo Light, o Complexo de Lajes começou a ser construído em 1903. De lá para cá, a Light Energia investiu na ampliação e na melhoria de todas as suas usinas. Hoje, as três hidrelétricas do Complexo de Lajes somam uma capacidade instalada de 612 megawatts.

O empreendimento também inclui duas usinas elevatórias: Santa Cecília, em Barra do Piraí, e Vigário, em Piraí, que viabilizam a transposição de parte das águas do Rio Paraíba do Sul para a Bacia do Rio Guandu e garantem o abastecimento de água para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Pelas usinas e reservatórios da Light Energia passam 96% da água que é consumida na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Desse total, 11% são águas de classe especial do Reservatório de Lajes, que só precisam ser cloradas para o consumo.

Todas as atividades da Light Energia são pautadas pela sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Em parceria com universidades, centros de pesquisa e organizações civis, a empresa desenvolve ações de preservação nas áreas de seus reservatórios, que geram benefícios diretos para a população do Rio. Como resultado deste trabalho, o parque gerador da Light Energia possui as principais certificações internacionais.