Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
|
|

Centro Cultural Light

Pioneiro na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Light (CCL) é um dos primeiros espaços culturais da região e, desde 1994, vem contribuindo para o processo de revitalização do local. Sob responsabilidade do Instituto Light, o CCL oferece programação gratuita durante todo o ano e coloca à disposição dos cariocas e dos visitantes da cidade mais de 5 mil metros quadrados de história, cultura e entretenimento. Referência para o Rio de Janeiro, o CCL é um espaço de interesse público dedicado à história da eletricidade – um conhecimento que é transmitido de forma lúdica e interativa para crianças, jovens e adultos de todas as idades.

Veja o que você encontra por aqui:

Acervo histórico – A Light está investindo em um projeto para recuperação e digitalização de seu acervo histórico, composto por mais de um milhão de itens, entre documentos, fotos, vídeos, slides, instrumentos, mapas e plantas. O projeto de recuperação e digitalização de nosso acervo histórico contemplará 500 mil peças, dentre elas, fotografias de época produzidas no início do século XX para registrar os serviços que a Light implantava no Rio de Janeiro. Dentre esses registros, destacam-se as imagens produzidas pelo fotógrafo Augusto Malta.

O acervo histórico também recupera nossa história administrativa e financeira, por meio de 17 fundos adquiridos no momento em que o Grupo Light comprou outras empresas prestadoras de serviços públicos, como as companhias Ferro Carril Jardim Botânico, Ferro Carril Carioca, Carris Urbanos e Telefônica Brasileira.

A iniciativa objetiva disponibilizar, para toda a sociedade, informações, fotos e outras fontes de pesquisa sobre energia elétrica, a história do Grupo Light e da cidade do Rio de Janeiro. Visitas ao Centro Cultural Light para pesquisa no acervo histórico físico devem ser agendadas pelo e-mail acervo@light.com.br.

Museu Light da Energia – Lúdico e interativo, apresenta as diferentes formas de energia, com destaque para a energia elétrica, suas formas de geração, seus usos e a sua relação com o meio ambiente. Visitas guiadas são agendadas no site www.museulight.com.br

Teatro Lamartine Babo – Tradicional no Rio de Janeiro, este palco recebe peças teatrais, de cunho educativo e voltadas para o público infanto-juvenil, pequenos shows e também eventos corporativos. Em 2011, uma reforma modernizou o teatro, com a instalação de novos equipamentos de áudio, luz e multimídia, cadeiras, camarins e cabines de operação. O espaço conta com 182 lugares, incluindo áreas preferenciais para cadeirantes.

Grande Galeria – O espaço destinado a exposições temporárias está situado no prédio sede do Grupo Light, entre o CCL e a Praça das Energias, onde começa o circuito interativo do Museu Light da Energia.

Pequena Galeria – Espaço também destinado a exposições temporárias.

Espaço Di Cavalcanti - Apresenta uma exposição permanente do artista brasileiro, com quatro painéis da composição “Rio”, pintados na década de 50.

Espaço Memória – Abriga uma exposição permanente sobre os serviços prestados pela Light, com painéis, fotografias e instrumentos utilizados pela empresa ao longo de sua história.